1 - TEFLON, o material usado para revestir panelas não-aderentes, só foi usado com a finalidade após 1955, porque a mulher do inventor era uma péssima cozinheira. Ela continuamente deixava a comida grudar no fundo da panela.
2 - PAPEL-MANTEIGA, foi inventado por engano na década de 30. Um trabalhador colocou amido demais num barril de polpa de madeira. O resultado foi um papel forte e translúcido.
3 - LENÇOS DE PAPEL, foram inventados como um novo tipo de removedor de maquiagem. Em 1924, eles começaram a ser vendidos como lenços descartáveis, depois que as pessoas escreveram ao fabricante informando que os lenços eram ótimos para assoar o nariz.
4 - BORRACHA VULCANIZADA, as primeiras botas de borracha derretiam no calor. Mas, em 1844, Charles Goodyear misturou borracha fervente com enxofre. Ele descobriu que mistura não derretia tão facilmente.
5 - BOLINHA DE PULA-PULA, foi descoberta quando em 1943, cientistas tentaram fazer borracha artificial, a partir do silicone. A substancia não era apropriada para fazer pneus, mas os cientistas se divertiram com ela. Um vendedor esperto percebeu a oportunidade para desenvolver um novo brinquedo e vendeu 750mil bolas de massinha nos primeiros três dias.
6 - ÓLEO LUBRIFICANTE, foi vendido, em principio, em 1690, como remédio para reumatismo(dor nas juntas). A ideia caótica era que, se ele fazia dobradiças se moverem mais facilmente, poderia fazer o mesmo pelas juntas do corpo!
7 - BAQUELITA, um tipo de plástico, foi inventada em 1907 por Leo Baekeland(1863-1944), acidentalmente. O cientista americano fazia experiencias com formaldeído. Na bancada do laboratório havia um sanduíche de queijo, supostamente seu almoço. Desastradamente, Leo derramou a substancia sobre o sanduíche, e o queijo se trasnformou em plástico!
8- CORANTES, feitos de substâncias encontradas no carvão foram descobertos, acidentamente, em 1856 pelo garoto prodígio William Perkin(1837-1907)
Nenhum comentário:
Postar um comentário